04 janeiro, 2024

A velha Brasilia... a genuína brasileira!!!

 A Volkswagen Brasília é um automóvel que marcou a história da indústria automotiva brasileira. Lançado em 1973, o modelo teve uma produção que se estendeu até 1982, e é lembrado como um carro compacto e versátil que encontrou seu lugar nas estradas brasileiras.


O design da Brasília era caracterizado por linhas simples e uma configuração de duas portas, mas o que a diferenciava era a sua traseira, que tinha uma tampa traseira ampla e um estilo fastback. O modelo foi construído sobre a plataforma do Fusca e compartilhava alguns componentes mecânicos com o popular sedã da Volkswagen.


O interior da Brasília era notável pelo seu espaço, considerando o tamanho compacto do veículo. A capacidade para quatro passageiros e o porta-malas generoso eram características apreciadas pelos proprietários. A Brasília tinha motores de quatro cilindros refrigerados a ar, comum nos modelos da Volkswagen daquela época.


Ao longo dos anos, a Brasília ganhou uma reputação como um veículo robusto e adequado para diferentes condições de estrada, incluindo viagens mais longas. Sua popularidade cresceu especialmente entre aqueles que buscavam um carro compacto, econômico e fácil de manobrar nas ruas urbanas.


Em 1978 a VW lançou a versão com quatro portas, onde apenas as laterais eram diferentes. O grande objetivo da nova configuração era aumentar as vendas nos mercados de exportação. Além de ter sido bem recebida em países como Filipinas, Nigéria, Venezuela, Bolívia, Chile e Portugal , a Brasilia quatro portas agradou os taxistas brasileiros. Mas no mercado interno, os brasileiros preferiam os carros duas portas - ninguém queria um modelo que parecesse um táxi.


Além do mercado de consumidores comuns, a Brasília também foi utilizada nas forças policiais em algumas regiões do Brasil. Sua versatilidade e durabilidade contribuíram para sua presença em diversas esferas da sociedade brasileira.


Embora a produção da Brasília tenha sido encerrada em 1982, o modelo deixou um legado duradouro e é lembrado como um ícone da indústria automotiva brasileira. Muitos entusiastas ainda mantêm e restauram modelos antigos, preservando a memória deste carro que desempenhou um papel significativo na mobilidade e na cultura automotiva do Brasil nas décadas de 1970 e 1980.



Nenhum comentário:

Postar um comentário