A suspensão de um carro é, salvo engano, o principal fator de conforto de um veículo, sem contar estabilidade, dirigibilidade e segurança para os passageiros. Embora as condições de nossas ruas e estradas, principalmente em cidades pequenas, sejam lastimáveis, cheias de ondulações, buracos e remendos mal-feitos, existem muitos apaixonados por carros rebaixados que alteram as suspensões originais dos veículos.
A partir do momento que efetuamos qualquer alteração na suspensão, já surgem as perguntas:
- Posso alterar a altura do veículo?
- Existe alguma lei que autoriza ou proíbe a alteração da suspensão?
- Alterando a altura, o carro ganha estabilidade ou perde estabilidade?
- O que é melhor: cortar as molas, molas e amortecedores especiais ou suspensão preparada (Rosca ou Ar)?
Bom....vamos esclarecer algumas:
Existe uma resolução do Contran (Conselho Nacional de Transito) que especifica que não é permitido o uso de suspensão com regulagem de altura. Aqui se encaixa os sistemas de Suspensão a Rosca e a Suspensão a Ar.
Consta também que, não se pode usar molas cortadas, encurtadas ou modificadas, devendo as mesmas serem inteiriças e especificas.
Agora, se optarmos por um sistema fixo, não existe nenhum empecilho, maaaaas (aqui vem a parte complicada....hehehehehe), para alterações, é necessária a autorização pelo Departamento de Transito (Detran) e também a emissão do CSV (Certificado de Segurança Veicular).
Depois disso, temos as opções reduzidas: Suspensão Fixa ou Mola e Amortecedores Especiais.
Outra duvida: A suspensão original é projetada para atender um equilíbrio entre estabilidade e conforto. Teoricamente, quando se rebaixa um carro, a estabilidade tende a aumentar, pois o centro de gravidade fica mais baixo do que com suspensão original mas, acaba-se perdendo em conforto.
Na pratica, pode acontecer o contrario pois, se a alteração não for feita de maneira correta, por pessoas qualificadas, com material de qualidade e bem dimensionada, pode-se danificar a estrutura do carro e conseqüentemente aumentar o risco de acidentes.
Agora, mesmo com leis, perda de conforto, ainda vamos rebaixar o carro: qual a melhor opção? Vantagens e desvantagens?
Cortar as molas: opção com menor custo, pois pode-se utilizar as molas originais, o maior gasto é com a mão-de-obra do mecânico. Pouco recomendada, pois, além de ser a opção que mais afeta no conforto, é proibido por lei e pode danificar a estrutura do veículo (com certeza isso acontecerá).
Molas e Amortecedores Especiais ou Suspensão Fixa: Com um custo mais elevado, se pode adquirir molas e amortecedores especiais, fabricados especificamente para esse tipo de modificação, são as mais recomendadas pois, além de ser permitidas por lei, ainda são dimensionadas para proporcionar conforto, segurança e estabilidade para o carro.
Suspensão a Rosca: Com um valor mais em conta do que a Suspensão a Ar, proporciona uma boa relação entre conforto e altura, podendo, dependendo do tipo, modelo de carro e outros itens, ter o mesmo conforto que a suspensão original. Mesmo não sendo legalizada, existem muitos adeptos. Uma desvantagem é que, toda vez que for mexer na altura, é necessário erguer o carro e regular pra mais ou pra menos roda por roda, individualmente.
Suspensão a Ar: Provavelmente a de maior valor, também proporciona boa relação entre conforto e altura, podendo se igualar em alguns casos, à suspensão original. Também não legalizada, mas com muitos adeptos, possui a vantagem de poder alterar a altura sem sair de dentro do veiculo, apenas acionando um controle, desde que tenha um compressor. Caso contrario, usa-se um pequeno reservatório de ar, mas limita o numero de operações.
Abaixo, alguns modelos de carangos:
Bom, para todos os casos, existem muitos usuários e, provavelmente também muitas opiniões mas, se pudermos estar sempre de acordo com a Lei, dá pra ver que pode-se conciliar entre ter um carro tunado e sem complicações com a policia.
Não vale fazer igual a ele:
Na minha opinião, recomendaria uma Suspensão Fixa pois, além de estar dentro da Lei, tem a melhor relação Custo x Benefício.
Até mais.