Quem é apaixonado por carros sempre fica pensando em como deixar seu carango cada vez mais bonito pra chamar atenção, sempre manter o brilho, limpo e lustrado.
Uma questão muito importante é a lavagem do carango, pois é um dos principais motivos para manter seu carro com aparência de novo e sem riscos.
Existe já um post sobre "Como lavar seu carro", conforme link abaixo:
http://andandoforte.blogspot.com.br/2013/02/como-lavar-corretamente-seu-carro.html
Mas, como sempre, não adianta lavar o carango, gastar 3 horas limpando, procurando caquinhas, alizando e esfregando o carro se, depois de 02 dias parece que o seu carro nunca foi lavado. É necessário, sempre que lavar o carro, o uso de um protetor sobre a pintura.
Passar uma camada de cera ajuda a manter uma superfície protegida, com bastante brilho, facilita as limpezas posteriores pois a sujeira não adere com tanta facilidade e ajuda também a repelir a água entre outros benefícios.
Mas, como devo proceder, qual cera devo utilizar, e muitas outras dúvidas.
Bom, existem vários tipos de ceras e vou falar das características de algumas delas nos próximos posts.
Primeiro vamos deixar claro: nenhuma cera tem o poder de remover riscos ou swirls, elas apenas maquiam os pequenos riscos e, após algumas lavagens, o excesso de cera sai e os riscos voltam a aparecer. A parte boa, como já foi dito, é a beleza, proteção e facilidade nas próximas limpezas.
Depois, existe a questão durabilidade, no qual surgem várias opiniões: uns dizem que tem que encerar a cada 15 dias, outros que se aplicada uma boa cera, com ótima qualidade, pode durar até 03 meses.
Nessa questão, deve se considerar as intempéries tipo: onde o carro fica durante o dia, onde ele fica durante a noite, toma muita chuva, quantas vezes ele é lavado e coisa e tal.
Bom, para saber como proceder para encerar seu carro, vem detalhado nas embalagens, mas vamos abordar aqui algumas dicas e principais meios para ninguém fazer nenhuma caquinha:
Primeiramente, e do mesmo modo de como foi feito para lavar o carango, nada de fazer o serviço no sol, muito menos com a temperatura da lataria quente. Outro ponto importante é a limpeza: o carro deve estar muito, mas muito limpo mesmo e seco, de preferência, deve-se encerar o carro logo após lavar e secar.
Para passar a cera na lataria, deve-se usar uma flanela, estopa macia ou algodão e tomar cuidado para não passar pouco ou muita cera, tente buscar uma quantidade boa, mas isso você vai pegar o jeito com um pouco de treino.
Usando movimentos circulares, aplique a cera uniformemente sobre a lataria. Aqui, muitos aconselham também a separar o carro em partes e terminar totalmente a parte começada antes de começar outra parte.
Após aplicada a cera, deve-se esperar o tempo que vem indicado na embalagem para a secagem (não deve ser excessivo, a cera deve ficar com tom esbranquiçado e opaco), após isso, usar um pano seco macio, uma flanela ou algodão seco e com movimentos circulares, vá lustrando a área até dar brilho.
Tome muito cuidado para não passar cera nas borrachas pois ficam com tom esbranquiçado e ressecam a borracha. Nos vidros também não é aconselhável passar para não embaçar.É aconselhável passar várias camadas bem finas de cera, ao invés de passar uma camada grossa.
Bom, no final disso, fica a recompensa de todo o esforço e cuidado.
Futuramente vamos abordar os vários tipos de cera que existem no mercado.
Até mais!!!