Páginas

31 maio, 2013

Suspensão: Original, Fixa, Rosca ou Ar?




A suspensão de um carro é, salvo engano, o principal fator de conforto de um veículo, sem contar estabilidade, dirigibilidade e segurança para os passageiros. Embora as condições de nossas ruas e estradas, principalmente em cidades pequenas, sejam lastimáveis, cheias de ondulações, buracos e remendos mal-feitos, existem muitos apaixonados por carros rebaixados que alteram as suspensões originais dos veículos.

A partir do momento que efetuamos qualquer alteração na suspensão, já surgem as perguntas:

- Posso alterar a altura do veículo?
- Existe alguma lei que autoriza ou proíbe a alteração da suspensão?
- Alterando a altura, o carro ganha estabilidade ou perde estabilidade?
- O que é melhor: cortar as molas, molas e amortecedores especiais ou suspensão preparada (Rosca ou Ar)?

Bom....vamos esclarecer algumas:


Existe uma resolução do Contran (Conselho Nacional de Transito) que especifica que não é permitido o uso de suspensão com regulagem de altura. Aqui se encaixa os sistemas de Suspensão a Rosca e a Suspensão a Ar.


Consta também que, não se pode usar molas cortadas, encurtadas ou modificadas, devendo as mesmas serem inteiriças e especificas.


Agora, se optarmos por um sistema fixo, não existe nenhum empecilho, maaaaas (aqui vem a parte complicada....hehehehehe), para alterações, é necessária a autorização pelo Departamento de Transito (Detran) e também a emissão do CSV (Certificado de Segurança Veicular).


Depois disso, temos as opções reduzidas: Suspensão Fixa ou Mola e Amortecedores Especiais.


Outra duvida: A suspensão original é projetada para atender um equilíbrio entre estabilidade e conforto. Teoricamente, quando se rebaixa um carro, a estabilidade tende a aumentar, pois o centro de gravidade fica mais baixo do que com suspensão original mas, acaba-se perdendo em conforto.

Na pratica, pode acontecer o contrario pois, se a alteração não for feita de maneira correta, por pessoas qualificadas, com material de qualidade e bem dimensionada, pode-se danificar a estrutura do carro e conseqüentemente aumentar o risco de acidentes.


Agora, mesmo com leis, perda de conforto, ainda vamos rebaixar o carro: qual a melhor opção? Vantagens e desvantagens?


Cortar as molas: opção com menor custo, pois pode-se utilizar as molas originais, o maior gasto é com a mão-de-obra do mecânico. Pouco recomendada, pois, além de ser a opção que mais afeta no conforto, é proibido por lei e pode danificar a estrutura do veículo (com certeza isso acontecerá).


Molas e Amortecedores Especiais ou Suspensão Fixa: Com um custo mais elevado, se pode adquirir molas e amortecedores especiais, fabricados especificamente para esse tipo de modificação, são as mais recomendadas pois, além de ser permitidas por lei, ainda são dimensionadas para proporcionar conforto, segurança e estabilidade para o carro.


Suspensão a Rosca: Com um valor mais em conta do que a Suspensão a Ar, proporciona uma boa relação entre conforto e altura, podendo, dependendo do tipo, modelo de carro e outros itens, ter o mesmo conforto que a suspensão original. Mesmo não sendo legalizada, existem muitos adeptos. Uma desvantagem é que, toda vez que for mexer na altura, é necessário erguer o carro e regular pra mais ou pra menos roda por roda, individualmente.


Suspensão a Ar: Provavelmente a de maior valor, também proporciona boa relação entre conforto e altura, podendo se igualar em alguns casos, à suspensão original. Também não legalizada, mas com muitos adeptos, possui a vantagem de poder alterar a altura sem sair de dentro do veiculo, apenas acionando um controle, desde que tenha um compressor. Caso contrario, usa-se um pequeno reservatório de ar, mas limita o numero de operações.



Abaixo, alguns modelos de carangos:




Bom, para todos os casos, existem muitos usuários e, provavelmente também muitas opiniões mas, se pudermos estar sempre de acordo com a Lei, dá pra ver que pode-se conciliar entre ter um carro tunado e sem complicações com a policia.


Não vale fazer igual a ele: 


Na minha opinião, recomendaria uma Suspensão Fixa pois, além de estar dentro da Lei, tem a melhor relação Custo x Benefício.


Até mais.

23 maio, 2013

Carros Tuning....o Brasil também entrou de cabeça!!!

Boa noite galera...

Segue abaixo algumas figuras do nosso Brasil que demonstra o quanto entramos no mundo tuning....


Olha o nível do Fuscão:


Mais uma demonstração:


Um Honda....de leve....hehehehehe:


Alguem consegue ver um Uno ai ?




E umas demonstrações do publico exterior.....hehehehehe:







É galera......por hoje é só....
Até mais!!!



14 maio, 2013

Como funciona a Direção Eletrica?

Boa noite galera.

Hoje vi uma pergunta bem interessante: Qual a diferença da direção elétrica e a direção hidráulica?


Bom, vamos colocar alguns questionamentos:

Qual a diferença entre direção comum, direção hidráulica e direção elétrica?

Bom, pra começar, vamos conhecer a direção comum:
É o modelo mais simples de direção, atua com um pinhão e cremalheira, e por conta disso, é a que envolve maior esforço do motorista, pois não conta com nenhum tipo de ajuda auxiliar para efetuar a manobra. Diz ser também a mais recomendada para motoristas iniciantes, pois ajuda a "sentir" os movimentos do carro tanto em manobras em baixa velocidade como em manobras em alta velocidade.

Vantagem: O menor custo de aquisição e manutenção.
Desvantagem: Exige muito esforço para transferência do movimento para as rodas, principalmente em baixa velocidade.

Já a direção hidráulica conta com uma bomba hidráulica que, normalmente é acionada através de correia ligada ao motor. É um dos sistemas assistidos mais usuais atualmente pois, além de ser o que tem o menor custo de manutenção, quando ocorre algum problema, não é necessária a troca do conjunto completo, apenas as partes afetadas.

Vantagem: O melhor custo beneficio pois conta com baixo valor de manutenção e facilidade de encontrar uma manutenção especializada.
Desvantagem: Esse sistema acaba roubando cerca de 3 ou 4 cavalos de força do motor e consequente um aumento de consumo de combustível.

Agora, a direção elétrica conta com um sistema bem diferente dos outros porque elimina o uso de muitos componentes que extraem potencia do motor. A direção elétrica funciona através de sensores que detectam o movimento efetuado pelo volante e transferem os sinais para um modulo eletrônico que aciona um motor elétrico auxiliando no movimento do motorista.

Vantagem: Em contrapartida à direção hidráulica, esse sistema reduz o consumo de combustível, pois além de eliminar vários itens como bomba de óleo, mangueiras, reservatório de óleo e demais itens, também apresenta melhor eficiência na utilização do espaço do compartimento utilizado e menor trabalho na montagem manual dos itens.
Desvantagem: Apresenta o maior custo e a maior dificuldade para encontrar mão-de-obra qualificada para a manutenção, caso ocorra a quebra.

Em ambos os casos, na direção hidráulica ou elétrica, caso ocorra alguma pane, não existe a possibilidade de o motorista ficar sem controle das rodas pois existe um sistema secundário que funciona através do principio da direção comum, com pinhão e cremalheira, acarretando apenas um aumento de esforço no volante.

Bom, segundo especialistas provavelmente a direção hidráulica ainda continuará sendo a mais usual devido ao seu custo, então, vamos nos adaptar e tomar todas as precauções para uma direção segura.

Até mais galera!!!

08 maio, 2013

Up!, o novo "Gol Popular" da VW

Boa noite galera.

Estive olhando nesse imenso e vasto mundo virtual e não pude deixar de notar o novo lançamento da VW: o Up!.


É galera.....os concorrentes que se preparem pois, segundo dizem, deverá ser o principal competidor da VW na briga dos compactos.

Conforme já anunciado, o compacto deve contar com o mesmo motor 1.0, com 60cv, 3 cilindros utilizado na Europa.

O restante dos componentes ainda não foram oficialmente apresentados, mas conforme normalmente acontece, deve contar com bem menos acessórios que os mesmos automóveis da Europa. Agora, vamos esperar pra ver o que a VW do Brasil nos disponibilizará.

Um item que aparentemente foi substituído foi o tampo traseiro, que na Europa é de vidro e aqui provavelmente será de metal.


Outro item é a dianteira, semelhante ao Fox, que terá um sistema multimídia sensível ao toque.

Para que a autonomia também seja de 23,8 km/l, conforme anunciada, o Up! contará também com o sistema "Start/Stop".

Assim que a VW formalizar o lançamento e disponibilizar todos os dados, faremos um comparativo com os concorrentes direto do Up! no Brasil.

Até mais galera.

06 maio, 2013

Etanol ou Gasolina?

Boa noite galera.




Como de costume, estamos novamente vivendo momentos de grandes variações nos combustiveis no nosso querido Brasil. A gasolina esta absurdamente cara e o etanol, pra variar, acompanhou. Em meio à esse monte de reajustes, inflações e aumento de preços, eis que surge mais um empurrãozinho....a mistura de etanol na gasolina passa de 20% para 25%.

Epa....mas isso era pra ser bom para os preços, pois teria mais demanda para o etanol, deveria ter uma redução no preço da gasolina, maaaaaaaasss......nada disso aconteceu.....hehehehehe....quanta ironia.





Porque????

Bom, o Ministro da Fazenda, Guido Mantega, disse que as medidas não tem o objetivo de reduzir os preços momentaneamente.....ou seja, não significa que essa redução será repassada para o consumidor final, ou seja, para o bolso de quem usa efetivamente o combustivel....É, até agora não disse nenhuma novidade ou surpresa, pois estamos no Brasil.

Agora.....vamos ao que interessa.

Em virtude do aumento da mistura de etanol na gasolina, surge uma questão:






Ainda é valido o calculo para saber qual combustivel deve ser usado, usando o principio de que o etanol deve ser 70% mais barato do que a gasolina?

Segundo especialistas, essa mistura não deverá afetar em nada pois a perda de desempenho será imperceptivel para o motorista.






Então, ainda podemos fazer o calculo magico de dividir o valor do litro do etanol pelo valor do litro da gasolina e observar qual o resultado: se o resultado for maior que 0,7 então é melhor usar a gasolina, do contrario, pode encher o tanque de etanol.

Bom galera....vamos aguardar o que vem nos proximos capitulos....hehehehe.

Até mais!!!

03 maio, 2013

Escapamento esportivo

Boa noite galera.

Primeiramente, peço desculpas pelo longo tempo ausente, mas estamos de volta.

Hoje vou comentar um breve assunto: escapamento de carros.


Algum tempo atrás meu irmão comprou um Gol "bolinha", ano 97, e acabou colocando um escapamento "bem barulhento", como diz minha mãe.....mas com um som bastante maneiro....um ronco bem agressivo, marcando bastante presença. Hoje, eu acabei indo trabalhar com o carro dele e, para minha surpresa, ao dar a partida, não escutei o característico som ensurdecedor que fazia ao chegar aos 2.500 ou 3.000rpm. Ele voltou o escapamento original do carro.

Bom, para muitos fanáticos, ou simplesmente adoradores de tuning, isso não se faz....... mas vamos colocar algumas coisas na mesa:

- Pontos positivos: nada mais legal do que aquela presença que o ronco do carro causa ao passar, sem falar na adrenalina que provoca ao acelerar o carango. Dependendo das modificações feitas no motor, a troca do escapamento original por um escapamento tuning possibilita o ganho de alguns cv's e melhor aproveitamento do motor.

Pontos negativos: se você for fazer uma viagem longa, com varias pessoas, ela pode se tornar cansativa pelo fato do barulho constante dentro do carro, atrapalha a conversa e coisa e tal.....isso é esperiência própria, pois já aconteceu comigo. Pode acontecer também que, se não for bem dimensionado, o mesmo escapamento que possibilita o ganho de alguns cv's também pode atrapalhar o ganho do motor.

Agora, tem gente que diz que escapamento esportivo é proibido, que a lei não permite e tudo mais.....bom, pra começo, não existe lei que proíbe o uso de escapamento esportivo e sim, proíbe o uso de escapamento defeituoso, inoperante ou com descarga livre na atmosfera. Se fosse proibido a instalação, seria proibido também a fabricação e comercialização dos mesmos.

Agora, existe um item que necessita e deve ser respeitado: o catalisador.



Ele é responsável pela eliminação dos gases nocivos emitidos pela queima do combustível e é obrigatório o seu uso. E não adianta fazer o que costumava se fazer antigamente, que era soldar um tubo internamente no catalisador, pois agora estão fazendo medições dos gases na saída do escapamento e elas devem estar de acordo com a legislação.

Portanto, se você gosta de um ronco presencial e adora chegar intimando os originaizinhos, fique a vontade, vá para a oficina e saia barulhento. Só tome cuidado para não se empolgar com o barulho e ultrapassar os limites de velocidade, pois, esses são extremamentes proibidos...hehehe!!!

Segue alguns modelos que estão sendo usados:







Até mais galera.