Bom dia galera.
Estive observando que existem muitas perguntas sobre uma divulgação feita na televisão alguns dias atrás: o novo motor 3 cilindros.
Essa nova tecnologia, que está no HB20 da Hyundai, anda gerando polêmica no que diz respeito à potência, autonomia e velocidade.
Para muitos, a questão de ter somente 3 cilindros já causa um certo desconforto e desconfiança. Para outros, é sinônimo de inovação. Então vamos esclarecer algumas dúvidas:
O motor 3 cilindros é mais fraco - A questão de ter 3, 4, 6, 8 ou quantos cilindros quiser, não tem nada a ver com a questão de potência do motor. O que determina a potência do motor é o torque e a rotação. Já o torque é determinado pela quantidade de cilindradas cúbicas do motor. Aí podemos dizer que, quanto maior o cilindro do motor, mais torque ele pode ter, mas não tem nada a ver com quantidade de cilindros, e sim com o tamanho dos mesmos.
O motor 3 cilindros é mais econômico - Até o momento, não existe nenhum indicador de maior economia, até mesmo em comparação aos motores 4 cilindros, desde que sejam comparados em igualdade de cilindradas cubicas.
O motor 3 cilindros anda menos - Essa também pode ser respondida com a primeira questão: o que determina a velocidade de um carro, tirando a estabilidade, aerodinâmica e mais alguns itens, é a potência do motor, que acaba sendo determinada pelas cilindradas cubicas do mesmo.
Uma das vantagens citadas nesses motores é o uso diário urbano, onde é necessário sempre o anda-pára-anda do trânsito. Tem também a questão de 3 cilindros exigir uma manutenção menor em comparação ao 4 cilindros, pelo fato de ter 1 cilindro a menos, em consequência, menos peças para manutenção.
A desvantagem citada é o uso em rodovias, onde pode gerar desconforto e barulho, pois trabalharia com o máximo de sua capacidade.
Agora, nos resta esperar o tempo dizer também suas opiniões, pois os motores 4 cilindros já conhecemos muito bem.
O que não vai faltar vai ser opções para testar.
Fora o HB 20:
Existe também o New Fiesta:
O Up, ainda não confirmado, mas forte indicado:
E o Clio da Renault:
Espero ter ajudado.
Dúvidas, comentários, sugestões, comentem e vamos discutir.
Até mais!!!
Motor de 3 cilindros é uma farsa. Querem novidade tragam a injeção direta para os carros mais baratos.
ResponderExcluirE ai Rafael.....
ExcluirEntão.....existem varias opiniões!
Esse motor ja existe em alguns continentes, fora a America, justamente em carros mais baratos. Agora, acho que necessitamos de um pouco de tempo para podermos analisar melhor....
No Brasil, por ser inovador, pode deixar duvidas....mas existe tambem o motor de 5 cilindros....e deu certo.
Mas, obrigado por opinar....ajuda nas discussões....e nos incentiva a buscar os pontos bons e ruins.
Pessoas, esse motor não é nenhuma novidade, a Suzuki já tem esse motor a muitos anos no Swift, e eu já tive um e não deixou nada a desejar, era um veiculo com desempenho normal para um veiculo 1.0 mas com excelente economia, na estrada fazia seus 22 Km/L com gasolina, e vejam estou falando de uma veiculo 1998. Há também a verso do Swift 4 cilindros que não tinha muita diferença no desempenho mas tinha uma visível diferença em economia.
ExcluirMotor 3 cilindros ja sao antigos, temo o BR800 da gurgel que era 2 cilindros, temos tambem ja utilizado tempos passados o motor rotativo, porem o que devemos verificar sao os motores cada vez mais descartaveis e veiculos mais caros, vamos chegar em um futuro proximo que sera melhor jogar o carro fora e comprar outro.
ResponderExcluirEntão SuperAspone.....na Europa e no EUA, o sistema é mais ou menos assim, logo que o carro fica um pouco velho, já é descartado....hehehehehe....só que os preços, em comparação são bem mais em conta....O que é legal é saber que estão tentando inovar, fazendo assim acontecer uma concorrencia maior entre as montadoras ja instaladas aqui. Isso pode ser bom para o mercado de carros populares e futuramente, para outros modelos também.
ExcluirMuito obrigado por comentar....e opine, comente e deixe suas dicas, opiniões e dúvidas ou sugestões....a intenção é tirar dúvidas e compartilhar os conhecimentos.
Muito boa a matéria. Mas gostaria de saber se tem como adaptar um motor desse HB 20 de 3 cilindros no BR 800 da Gurgel que são de 2 cilindros.
ExcluirOla Juliano.
ExcluirInfelizmente não conheço o BR800 como gostaria, mas creio que dá pra adaptar sim. O principal problema é o espaço.Uma boa oficina de Tuning e Mecanica é bem capaz de adaptar o motor do HB20 no BR800, mas vale lembrar que terá que sofrer varias alterações no chassi.
Veja esse Site.
ResponderExcluirhttp://calwatts.blogspot.com.br/
Novo Motor DFCVCD
A mais alta eficiência na queima e na conversão em movimento de todos os motores.
É um motor a pistão que mistura motor a ar comprimido com vapor e injeção de combustível continuo, não acontece explosão e sim uma reação de combustão, isso permite queima mais lenta e completa do combustível em alta temperatura. A temperatura do gás de saída é baixa devido o aquecimento e evaporação de água dentro do circuito e por isso mais eficiente e elimina a perda de calor pelo radiador.
Esta oferecendo a patente.
Ola Andre.....dei uma olhada em seu blog. O projeto parece bem complexo para marinheiro de primeira viagem, mas bem interessante. O que notei de muito interessante é que aparentemente, me corrija se estiver errado, o motor trabalhará com uma temperatura bem alta, podendo ser um empecilho. Mas, continue procurando apoiadores, provavelmente alguem se interessará.
ExcluirAté mais!
Este comentário foi removido pelo autor.
ExcluirAcho que 200ºC + ou - não é tão alto para um motor que pode ser fabrica por estamparia.
ExcluirObrigado, estou precisando de apoio e critica.
Eu tinha um suzuki swift 92 ele era bem ecônomico naquela época fazia em torno de 15 pra mais parece loucura mais já existia, e tinha gente que andava de kaddet e dizia que era economico kkkk, pra cidade é perfeito mais pra estrada deixa a desejar acredito que a ideia hoje das montadoras séria reduzir custos, com esses "novos motores" 3 cilindros, tanto é que no próprio cofre no motor do hb20 tem uma peça que reduz a vibração do motor e acredito também que a relação de marcha deve ser mais longa, mais é isso ai o futuro próximo dos carros seráo turbo, depois hybridos e depois elétricos, como diz a mídia é uma adaptação "difícil($$$$)". Mais o hb 20 com certeza revolucionou o nonosso mercado nacional, isso tudo parece idiotice mais vamos de deixar de pagar um gol "completo" de 40 mil reais por 31,500 dependendo da região! isso é so um exexemplo de mudança que vai proporciona no nosso mercado, valeu pelo blog continue assim, vamo por esse blog mais interativo cade os videos? haha valeu
ResponderExcluirIsso mesmo.....a idéia é essa mesmo, reduzir custo, sempre!!! Dá pra perceber pela evolução do motor de 3 cilindros, que já existia à muito tempo.
ExcluirAgora, eu achei muito interessante e inteligente essa sua colocação: Convencional, Turbo, Hibridos e depois elétricos. Essa última geração deverá demorar um pouco, pois temos muita cana para transformar em alcool....hehehehehee....mas os hibridos já estão surgindo por aí.
Agradeço o elogio pelo blog....volte sempre.
Vou ver se consigo colocar alguns vídeos interessantes....mas espero sua opinião!!!
fernando,17 de julho de 2013
ResponderExcluirvcs estao confundindo minha cabeça,to apaixonado no hb20 1.0 e agora esse tabu do motor de tres cilindros:eu tambem tô um pouco assustado parece que falta uma parte do carro.mais ao mesmo tempo e dificil acreditar que num dos maiores momento da industria automobilistica,uma marca tao expressiva como hyundai,colocaria no mercado um produto pra queimar sua imagem.O da olhada ai mais o motor de tres cilindro ja atraiu a vw,ja vai estar no fox a partir de 2014.
Na boa... isso aí é puro golpe tecnológico. É a mesma história do motor 1.0 que foi introduzido no Brasil na década de 90. Esses motores 1.0 fizeram muitos carros ficarem baratos, porém totalmente descartável, fora o fato que não havia redução no valor do imposto... ou seja você comprava um carro com motor 1.0 ou 2.0 e o imposto era o mesmo... porém, com o tempo fizeram a correção, inventando um tal de "incentivo". Passados os anos, cadê os motores 1.0? Quem tem sabe que pra vender é uma droga. Esse motor de 3 cilindros , por incrível que parece agrega quase R$ 2.000,00 de diferença a mais, se comparado com um motor 1.4 ou 1.6 . Logo haverá grandes reclamações com o barulho, vazamentos, quebras etc. Justamente por ser uma inovação que para o Brasil que possui, excesso de lombadas, buracos, morros etc, farão esse tipo de motor serem desprezados no futuro, virando um elefante branco. Portanto, muita precaução com esse tipo de "inovação". Lá fora, o pessoal vive uma crise que aqui no Brasil, os políticos dizem que não chegou. Cuidado
ResponderExcluirParei de ler no "seje".
ResponderExcluirAndre, nos desculpe, o texto foi corrigido.
ExcluirParei de ler no "seje".
ResponderExcluirAndre, nos desculpe, o texto foi corrigido.
ExcluirComprei um 208 de 1.2 já estou com ele faz uma semana e posso comentar um pouco sobre esse carro de 3 cilindros , primeiramente eu andava em um 2.0 e como não podia ser senti a diferença de potência isso é claro , mas o que mais me impressionou foi o consumo o carro dá 15 KM /l na cidade sem muito esforço quando o transito está extremamente pesado da 13 KM/l , na estrada chegou a dar comigo entre 20 e 22 KM /l , estou muito satisfeito com a economia , mas como falei estava acostumado com um 2.0 de mais de 150CV , quando o motor fica "cheio " ele anda que é uma coisa quando você arranca ele fica um pouco fraco e com um pouco de vibração ,mas com esses níveis de consumo eu não estou ligando pra isso . Estou até pensando em trocar meu outro carro em outro 208 .
ResponderExcluirOBS:O 208 foi considerado o mais econômico do Brasil em estrada pelo Inmetro e na cidade só perde para o Híbrido da Toyota
Rodrigo no up por 7 dias e digo mais o. Arro e um foguete, da pau nos carros 1.4 por sua leveza e torque. Vou vender meu 206 e comprar um, pois como nosso companheiro acima citou a economia.ia e absurda.
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