O carburador é um componente que foi amplamente utilizado em motores a combustão interna antes da adoção generalizada dos sistemas de injeção de combustível eletrônica nos veículos modernos. Ele desempenha um papel crucial na mistura ar-combustível necessária para a combustão no motor.
Basicamente, ele funciona da seguinte forma:
Entrada de ar: O ar é aspirado para o motor através do filtro de ar. Esse ar é essencial para a combustão, pois fornece o oxigênio necessário.
Duto de Venturi: O ar passa através de uma seção estreitada chamada Venturi. Isso cria uma redução de pressão no duto, causando a aceleração do ar.
Giclê de ar: A velocidade do ar no Venturi é monitorada por uma peça chamada giclê de ar. Isso regula a quantidade de ar que entra no sistema.
Câmara de mistura: O carburador possui uma câmara onde o combustível é atomizado e misturado ao ar. Isso cria uma mistura ar-combustível que é mais facilmente inflamável.
Bóia e agulha: O carburador tem uma bóia que flutua no combustível no reservatório. Quando o nível de combustível cai, a bóia abaixa, abrindo uma válvula (agulha) para permitir que mais combustível entre na câmara de mistura.
Jato principal: O combustível entra na câmara de mistura através do jato principal, e sua quantidade é controlada pela posição da agulha e pela abertura da válvula de aceleração.
Válvula de borboleta: A quantidade de ar que entra no motor é controlada pela posição da válvula de borboleta, que pode ser ajustada pelo pedal do acelerador. Quanto mais a válvula de borboleta estiver aberta, mais ar entra na mistura, aumentando a potência do motor.
Mistura ar-combustível: A mistura final de ar e combustível é conduzida para os cilindros do motor, onde é comprimida e inflamada pela vela de ignição durante o ciclo de combustão.
É importante notar que, embora o carburador tenha sido uma tecnologia comum no passado, muitos veículos modernos utilizam sistemas de injeção eletrônica de combustível, que oferecem um controle mais preciso da mistura ar-combustível e melhor eficiência.
No entanto, surgiram alguns carburadores com maior potencia, para carros preparados.... mas isso é assunto para outro post.
Nenhum comentário:
Postar um comentário