Como de costume, estamos novamente vivendo momentos de grandes variações nos combustiveis no nosso querido Brasil. A gasolina esta absurdamente cara e o etanol, pra variar, acompanhou. Em meio à esse monte de reajustes, inflações e aumento de preços, eis que surge mais um empurrãozinho....a mistura de etanol na gasolina passa de 20% para 25%.
Epa....mas isso era pra ser bom para os preços, pois teria mais demanda para o etanol, deveria ter uma redução no preço da gasolina, maaaaaaaasss......nada disso aconteceu.....hehehehehe....quanta ironia.
Porque????
Bom, o Ministro da Fazenda, Guido Mantega, disse que as medidas não tem o objetivo de reduzir os preços momentaneamente.....ou seja, não significa que essa redução será repassada para o consumidor final, ou seja, para o bolso de quem usa efetivamente o combustivel....É, até agora não disse nenhuma novidade ou surpresa, pois estamos no Brasil.
Agora.....vamos ao que interessa.
Em virtude do aumento da mistura de etanol na gasolina, surge uma questão:
Ainda é valido o calculo para saber qual combustivel deve ser usado, usando o principio de que o etanol deve ser 70% mais barato do que a gasolina?
Segundo especialistas, essa mistura não deverá afetar em nada pois a perda de desempenho será imperceptivel para o motorista.
Então, ainda podemos fazer o calculo magico de dividir o valor do litro do etanol pelo valor do litro da gasolina e observar qual o resultado: se o resultado for maior que 0,7 então é melhor usar a gasolina, do contrario, pode encher o tanque de etanol.
Bom galera....vamos aguardar o que vem nos proximos capitulos....hehehehe.
Até mais!!!
Tem alguma dica atual sobre o tema??
ResponderExcluir