sexta-feira, 31 de maio de 2013

Suspensão: Original, Fixa, Rosca ou Ar?




A suspensão de um carro é, salvo engano, o principal fator de conforto de um veículo, sem contar estabilidade, dirigibilidade e segurança para os passageiros. Embora as condições de nossas ruas e estradas, principalmente em cidades pequenas, sejam lastimáveis, cheias de ondulações, buracos e remendos mal-feitos, existem muitos apaixonados por carros rebaixados que alteram as suspensões originais dos veículos.

A partir do momento que efetuamos qualquer alteração na suspensão, já surgem as perguntas:

- Posso alterar a altura do veículo?
- Existe alguma lei que autoriza ou proíbe a alteração da suspensão?
- Alterando a altura, o carro ganha estabilidade ou perde estabilidade?
- O que é melhor: cortar as molas, molas e amortecedores especiais ou suspensão preparada (Rosca ou Ar)?

Bom....vamos esclarecer algumas:


Existe uma resolução do Contran (Conselho Nacional de Transito) que especifica que não é permitido o uso de suspensão com regulagem de altura. Aqui se encaixa os sistemas de Suspensão a Rosca e a Suspensão a Ar.


Consta também que, não se pode usar molas cortadas, encurtadas ou modificadas, devendo as mesmas serem inteiriças e especificas.


Agora, se optarmos por um sistema fixo, não existe nenhum empecilho, maaaaas (aqui vem a parte complicada....hehehehehe), para alterações, é necessária a autorização pelo Departamento de Transito (Detran) e também a emissão do CSV (Certificado de Segurança Veicular).


Depois disso, temos as opções reduzidas: Suspensão Fixa ou Mola e Amortecedores Especiais.


Outra duvida: A suspensão original é projetada para atender um equilíbrio entre estabilidade e conforto. Teoricamente, quando se rebaixa um carro, a estabilidade tende a aumentar, pois o centro de gravidade fica mais baixo do que com suspensão original mas, acaba-se perdendo em conforto.

Na pratica, pode acontecer o contrario pois, se a alteração não for feita de maneira correta, por pessoas qualificadas, com material de qualidade e bem dimensionada, pode-se danificar a estrutura do carro e conseqüentemente aumentar o risco de acidentes.


Agora, mesmo com leis, perda de conforto, ainda vamos rebaixar o carro: qual a melhor opção? Vantagens e desvantagens?


Cortar as molas: opção com menor custo, pois pode-se utilizar as molas originais, o maior gasto é com a mão-de-obra do mecânico. Pouco recomendada, pois, além de ser a opção que mais afeta no conforto, é proibido por lei e pode danificar a estrutura do veículo (com certeza isso acontecerá).


Molas e Amortecedores Especiais ou Suspensão Fixa: Com um custo mais elevado, se pode adquirir molas e amortecedores especiais, fabricados especificamente para esse tipo de modificação, são as mais recomendadas pois, além de ser permitidas por lei, ainda são dimensionadas para proporcionar conforto, segurança e estabilidade para o carro.


Suspensão a Rosca: Com um valor mais em conta do que a Suspensão a Ar, proporciona uma boa relação entre conforto e altura, podendo, dependendo do tipo, modelo de carro e outros itens, ter o mesmo conforto que a suspensão original. Mesmo não sendo legalizada, existem muitos adeptos. Uma desvantagem é que, toda vez que for mexer na altura, é necessário erguer o carro e regular pra mais ou pra menos roda por roda, individualmente.


Suspensão a Ar: Provavelmente a de maior valor, também proporciona boa relação entre conforto e altura, podendo se igualar em alguns casos, à suspensão original. Também não legalizada, mas com muitos adeptos, possui a vantagem de poder alterar a altura sem sair de dentro do veiculo, apenas acionando um controle, desde que tenha um compressor. Caso contrario, usa-se um pequeno reservatório de ar, mas limita o numero de operações.



Abaixo, alguns modelos de carangos:




Bom, para todos os casos, existem muitos usuários e, provavelmente também muitas opiniões mas, se pudermos estar sempre de acordo com a Lei, dá pra ver que pode-se conciliar entre ter um carro tunado e sem complicações com a policia.


Não vale fazer igual a ele: 


Na minha opinião, recomendaria uma Suspensão Fixa pois, além de estar dentro da Lei, tem a melhor relação Custo x Benefício.


Até mais.

10 comentários:

  1. qual e a roda da quela parati e a mesma do golf ?

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    1. Ola Washington. Desculpe a demora. A roda da Parati não é a mesma do Gol. Alem de ter as aletas com uma pequena envergadura, ela é um aro maior.
      Abraços!!!

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  2. Dentre as mais popilares no mercado de fixa você prefere alguma? Castor, Down Works, Macaulay, Tebão?
    Vlw!

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  3. E ai Vitor. Entrte as citadas, a Tebão e Macaulay estão na frente....mas pouca coisa. É também um pouco de sorte. Ja tive colegas que colocaram Macaulay e não deu certo. Abraços!

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  4. Agora após a resolução 479/2014 http://www.denatran.gov.br/download/Resolucoes/Resolucao4792014.pdf já é liberado fazer a troca pelo DENATRAN.

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  5. Qual suspensão de rosca e melhor

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    1. As marcas de renome que existem no mercado estão liberadas, mas devemos também escolher uma boa oficina, pois a instalação da suspensão é essencial para o bom funcionamento da mesma.

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  6. eu tenho um voyage 92 estou em duvida entre colocar a fixa da down , tebão e macaulay qual dessas são melhor ? muitos estão me indicando a down ...

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    1. Todas as citadas são boas suspensões, com grande histórico. Apesar de algumas reclamações, isso parte de veiculo para veiculo, de usuário para usuário, pois cada um tem um gosto. Recomendaria você dar uma volta em alguns carros para experiência. Recomendo acima de tudo, uma boa oficina, pois a instalação é essencial.

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