segunda-feira, 18 de fevereiro de 2013

Motor Aspirado

Boa noite galera....

Vamos falar hoje do famoso "Motor Aspirado"


Como falamos do turbo, vamos apenas tirar algumas duvidas a respeito do famoso "Motor Aspirado".





Todo motor atualmente é aspirado. Se você pegar um motor de um fusca 59 (com carburador), e um Gol 2013 (injeção eletrônica) ambos são aspirados. Porque?


Bom, pra começar, em todo o motor o ar é sugado naturalmente pelo movimento dos pistões através da válvula de admissão, ou seja, o ar é "Aspirado" para dentro da camara. A diferença é que o motor Turbo tem um mecanismo que força a entrada de ar para dentro da camara, aumentando significamente a potencia do motor. 


Em todo o motor, quando o cilindro inicia o movimento de descida, ele gera uma depressão (pressão menor que a atmosférica), enchendo a camara de ar. Acontece que, no inicio da descida, é criado um vácuo que causa perdas de enchimento de ar. Essa perda aumenta com as restrições como coletor e borboleta de admissão.





É ai que entra o segredo do "Motor Aspirado": são feitas algumas modificações como por exemplo:


- múltiplas borboletas de admissão






- aumento do diâmetro dos coletores





- comando de válvulas com maior duração:





- entre vários outros fatores, utilizando a regra clara: Quanto menor a restrição, maior será a eficiência volumétrica.


Espero ter ajudado...


Duvidas, sugestões e reclamações, comentem...


Até mais!!!

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