E ai galera.....
Nos dias de hoje, quando levamos nosso carro no mecânico, já chegamos com um pensamento: "Vamos preparar o bolso, porque vai ficar caro.....". É, não posso discordar mas, temos que analisar algumas coisas.
Ao se trocar uma peça, podemos nos deparar com a seguinte pergunta: "O chefe, vamos colocar uma peça original, uma remanufaturada ou uma recondicionada?"
O perguntinha complicada....depois disso, respondemos com outra pergunta: "Qual a diferença de preço?". Opa, para tudo......não devemos olhar por esse lado. Porque? Bom, vamos esclarecer algumas coisas:
Peças originais: Bom, nem preciso falar muito....são todas as peças fabricadas com material novo, que vem direto da linha de produção da fábrica para seu veículo, uma peça que nunca foi usada.
Peças remanufaturadas: São peças que foram utilizadas por um período e, pelo motivo da quebra de algum componente, pouco desempenho ou qualquer outro problema, o próprio "fabricante" coloca a peça novamente na linha de produção e troca todas as peças que apresentaram problemas, que estavam com desgaste ou fora das medidas padrões.....quando eu digo todas, são todas as peças mesmo, sem excessão. Somente são aproveitadas as peças que não apresentem danos. Quando essa peça vai pro mercado novamente, ela tem todas as especificações de uma peça original, até a garantia é igual. Vale lembrar também que, muitas empresas lutam para manter um preço mais acessível das peças remanufaturadas, visto que o reaproveitamento de peças usadas é uma forma de ajudar ecologicamente o meio ambiente.
Peças recondicionadas: Essas peças são a grande jogada. Como sempre tem gente querendo economizar, querendo gastar pouco, existem algumas oficinas ou pequenas empresas que recondicionam as peças, ou seja, pegam as peças quebradas e apenas trocam os componentes ruins, quebrados, que atrapalhavam o funcionamento. Pode acontecer de, nem ao menos trocarem as peças, apenas lavam, pintam e devolvem as peças, com aparência de nova. As outras peças que existem pequenos desgastes, ou estão com medidas diferentes das especificadas pelo fabricante, mas que ainda funcionam, não são trocadas. Ou seja, eles mascaram o problema, fazem uma famosa "gambiarra" para que a peça ainda continue funcionando. Acontece que isso resolve o problema momentaneamente, fazendo com que volte a dar problema em um prazo muito curto de tempo. Essas peças não atendem os requisitos do fabricante e nem tem garantia.
Com relação aos preços, já podemos ter uma idéia.
Uma peça remanufaturada, normalmente tem seu valor próximo de 70% de uma peça original. Ou seja, você economiza aproximadamente 30%.
Uma peça recondicionada costuma ter o valor em torno de 25% a 30% de uma peça nova. É muita diferença, não tem como uma empresa reformar uma peça e vender por 1/4 do preço de uma peça nova, oferecendo as mesmas condições de funcionamento, a mesma garantia e tals.....
Por isso, evite usar peças recondicionadas, mesmo que exista uma grande diferença de preço, até porque, hoje você gasta pouco, mas essa peça pode te causar um estrago muito maior amanha.
Um pensamento meu: Você até pode utilizar peças recondicionadas, desde que não interfiram diretamente na segurança de seu veículo. Por exemplo: lanternas, para choques, carburadores, bicos injetores, motor de partida, alternador.....agora, imagine você colocar uma embreagem, uma caixa de direção, um amortecedor, um rolamento de roda em seu veículo, você andaria tranquilo? Eu não....agora, fica a seu critério.
Obs: Nem todas as peças recondicionadas devem seguir esse critério, já que algumas empresas com grandes nomes no mercado oferecem peças recondicionadas, com garantia de peças novas e tudo o mais. Nesse caso, existe uma preocupação da própria empresa em oferecer uma peça em perfeitas condições.
Espero ter ajudado.
Até mais!!!
valeu msm pela explicacao agora sim eu entendi q recondicionada é zica!!!!! vlw msm!!!
ResponderExcluirObg, eu ia comprar Recondicionada, mas nao vale a pena, vlw
ResponderExcluirRemanufaturada: peça usada, retornada ao fabricante da peça original e esse substitui as peças gastas por peças originais devolvendo à peça as mesmas folgas e qualidade da peça nova, somente o fabricante da peça original tem condições de realizar uma remanufatura, por questões de critérios de qualidade.
ResponderExcluirRecondicionada: peça usada é ajustada por terceiros sem a garantia e critérios exigidos pelo fabricante a qualidada é duvidosa, qualquer um faz.
Simples assim.
Remanufaturada: peça usada, retornada ao fabricante da peça original e esse substitui as peças gastas por peças originais devolvendo à peça as mesmas folgas e qualidade da peça nova, somente o fabricante da peça original tem condições de realizar uma remanufatura, por questões de critérios de qualidade.
ResponderExcluirRecondicionada: peça usada é ajustada por terceiros sem a garantia e critérios exigidos pelo fabricante a qualidada é duvidosa, qualquer um faz.
Simples assim.
Obrigado amigo belo poste.
ResponderExcluirObrigado amigo belo poste.
ResponderExcluirBoa informação!!
ResponderExcluirComo saber se a peça é remanufaturada ou recondicionados?
ResponderExcluirElder leite palhoça SC, é de pessoas assim que o Brasil precisa,pessoas inteligentes e honestas,muito obrigado dileto amigo.
ResponderExcluirCaixa remanufaturada compensa e onde comprar. A peça principalmente da . direção hidraulica
ResponderExcluirParabéns...esclarecedor!
ResponderExcluirMuito bem esclarecido, gostei, parabéns.
ResponderExcluirMuito claro essa explicação. Creio que uma peça remanufaturada pode ser uma boa. SERA?
ResponderExcluirParabéns agora sei a diferença . Obg
ResponderExcluirComprei um Setor trw pro meu fiesta. Venderam como peça nova. Acontece que veio na peça uma plaquinha com o nome do fabricante e Uma letra " R" em preto e depois um número. Este número não fecha com nenhum que tinha na descrição da venda. Contatatei o vendedor novamente e ele disse ser original. Não estou convencido disso. O que vocês Me dizem ???
ResponderExcluirPoxa comprei disco de empreagem recondicionado
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