20 setembro, 2014

Os tipos de pneus....você conhece o melhor pneu para seu carro?


O pneu é considerado um dos itens de segurança do veículo, mas você sabia que pode se tornar um item de risco se não escolher o pneu correto para seu tipo de utilização? É, muita gente não sabe disso. Mas vamos ajudá-lo a conhecer melhor o pneu.

Caso você não conheça intimamente seu pneu, recomendo a leitura do post "Conhecendo o pneu" para entender as inscrições que estão na lateral, pois elas não servem somente para merchandising do fabricante.

Atualmente existem no mercado alguns tipos de pneus que nos ajudam, tanto para economizar dinheiro como para aumentar a segurança da nossa viagem ou passeio.

Pneus Off-Road:
São pneus utilizados normalmente para quem anda em estradas, como o nome já sugere. Normalmente possui um desenho mais agressivo, com sulcos maiores e mais espaçados, tem a carcaça reforçada, pois enfrentam um terreno agressivo, sofrendo maiores agressões.

Pneus On-Road:
São pneus utilizados para quem anda em asfalto. São pneus com sulcos menores, para aumento da área de contato com o solo, tem um desenho para melhorar o escoamento de água e normalmente tem baixo ruído.

Com relação aos desenhos das bandas de rodagens, temos:

Assimétrico:
O mais atual na Industria de Pneu, normalmente vem identificado na lateral do pneu o lado, ex: Exterior ou Interior. O desenho da banda é diferente se compararmos o lado direito com o esquerdo. O motivo é que um lado é mais reforçado ajudando nas curvas, sustentação e força do veiculo e o outro lado ajuda no melhor escoamento da água, evitando aquaplanagem.

Simétrico:
O mais antigo e tradicional pneu encontrado no mercado, possui esse nome pois normalmente tem os desenhos dos dois lados iguais. Normalmente é o mais barato e possui o maior desempenho com relação a durabilidade, mas perde em performance nas pistas, principalmente molhadas.

Direcional:
Normalmente esses pneus são utilizados em carros de alta performance, pois seu desenho permite um melhor desempenho em altas velocidades e com uma ótima performance em pistas molhadas. Um ponto negativo é que esse desenho aumenta consideravelmente o ruido de rodagem.

Pneu Verde:
Fora os citados, também temos o Pneu Verde, que possui uma combinação de compostos que reduz o atrito e melhora o desempenho do mesmo, tornando-o mais leve, melhorando a resistência ao rolamento e causando menos ruído. Esse é o que todos chamam de "Ecologicamente correto", mas em virtude disso, é um pneu um pouco mais caro. Geralmente possui a banda de rodagem Assimétrica.

Pneus Off-Road não são recomendados para uso em asfalto, uma vez que terão um desgaste prematuro, menor área de contato com o asfalto e um alto aquecimento e os pneus On-Road não são recomendados para terra pois podem sofrer danos como pedaços da banda de rodagem arrancados.

Caso rodamos também em rodovias e enfrentamos muitas chuvas, o ideal é não utilizar o desenho Simétrico, optando pelo Assimétrico ou até o Direcional pois reduz consideravelmente o risco de aquaplanagem.
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