27 fevereiro, 2013

Cera no carro: como devo fazer?

Boa tarde galera.

Quem é apaixonado por carros sempre fica pensando em como deixar seu carango cada vez mais bonito pra chamar atenção, sempre manter o brilho, limpo e lustrado.


Uma questão muito importante é a lavagem do carango, pois é um dos principais motivos para manter seu carro com aparência de novo e sem riscos.

Existe já um post sobre "Como lavar seu carro", conforme link abaixo:

http://andandoforte.blogspot.com.br/2013/02/como-lavar-corretamente-seu-carro.html

Mas, como sempre, não adianta lavar o carango, gastar 3 horas limpando, procurando caquinhas, alizando e esfregando o carro se, depois de 02 dias parece que o seu carro nunca foi lavado. É necessário, sempre que lavar o carro, o uso de um protetor sobre a pintura.

Passar uma camada de cera ajuda a manter uma superfície protegida, com bastante brilho, facilita as limpezas posteriores pois a sujeira não adere com tanta facilidade e ajuda também a repelir a água entre outros benefícios.


Mas, como devo proceder, qual cera devo utilizar, e muitas outras dúvidas.

Bom, existem vários tipos de ceras e vou falar das características de algumas delas nos próximos posts.

Primeiro vamos deixar claro: nenhuma cera tem o poder de remover riscos ou swirls, elas apenas maquiam os pequenos riscos e, após algumas lavagens, o excesso de cera sai e os riscos voltam a aparecer. A parte boa, como já foi dito, é a beleza, proteção e facilidade nas próximas limpezas.


Depois, existe a questão durabilidade, no qual surgem várias opiniões: uns dizem que tem que encerar a cada 15 dias, outros que se aplicada uma boa cera, com ótima qualidade, pode durar até 03 meses.

Nessa questão, deve se considerar as intempéries tipo: onde o carro fica durante o dia, onde ele fica durante a noite, toma muita chuva, quantas vezes ele é lavado e coisa e tal.


Bom, para saber como proceder para encerar seu carro, vem detalhado nas embalagens, mas vamos abordar aqui algumas dicas e principais meios para ninguém fazer nenhuma caquinha:

Primeiramente, e do mesmo modo de como foi feito para lavar o carango, nada de fazer o serviço no sol, muito menos com a temperatura da lataria quente. Outro ponto importante é a limpeza: o carro deve estar muito, mas muito limpo mesmo e seco, de preferência, deve-se encerar o carro logo após lavar e secar.


Para passar a cera na lataria, deve-se usar uma flanela, estopa macia ou algodão e tomar cuidado para não passar pouco ou muita cera, tente buscar uma quantidade boa, mas isso você vai pegar o jeito com um pouco de treino.


Usando movimentos circulares, aplique a cera uniformemente sobre a lataria. Aqui, muitos aconselham também a separar o carro em partes e terminar totalmente a parte começada antes de começar outra parte.


Após aplicada a cera, deve-se esperar o tempo que vem indicado na embalagem para a secagem (não deve ser excessivo, a cera deve ficar com tom esbranquiçado e opaco), após isso, usar um pano seco macio, uma flanela ou algodão seco e com movimentos circulares, vá lustrando a área até dar brilho.


Tome muito cuidado para não passar cera nas borrachas pois ficam com tom esbranquiçado e ressecam a borracha. Nos vidros também não é aconselhável passar para não embaçar.É aconselhável passar várias camadas bem finas de cera, ao invés de passar uma camada grossa.

Bom, no final disso, fica a recompensa de todo o esforço e cuidado.


Futuramente vamos abordar os vários tipos de cera que existem no mercado.

Até mais!!!
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26 fevereiro, 2013

Como lavar corretamente seu carro.

Boa tarde Galera.

Estive observando que existem muitas duvidas em relação à limpeza correta de um carro, especialmente quando se trata de uma limpeza por conta própria.

Colocarei algumas dicas pessoais e também extraídas do grande mundo virtual.


Primeiramente, vamos conferir a temperatura do seu carro. Nunca, e nunca mesmo devemos lavar o carro em lugar ao sol ou com a lataria com temperatura alta pois, por mais rápido que você efetua a lavagem e enxague, sempre vai sobrar um restinho de sabão na carroceria e, esse restinho vai secar e aparecer uma mancha na pintura. Procure lavar seu carro sempre a sombra, logo no começo do dia ou no fim de tarde, que é o momento de menor temperatura.


Agora que seu carro esta na sombra, vamos preparar os ingredientes. Pegue a caixa de Sabão em Pó e coloque bem, mas bem longe mesmo do seu carro. Porque? Bom, imagine aquelas pequenas pedrinhas do sabão esfregando sua lataria. Não preciso repetir.


Procure por sabão automotivo ou xampu apropriado. Não descarte a hipótese de gastar uma graninha para adquirir esses produtos em algumas centrais automotivas pois eles são desenvolvidos especialmente para essa função. Lembrando que não é necessário procurar o melhor produto, apenas um produto que seja adequado para tal função. Se for o caso, pegue um pouco do produto utilizado nos postos de gasolina mesmo que é melhor que o sabão em pó.

Evite também qualquer tipo de pano ou camisa velha para a limpeza, procure uma flanela, toalha de micro fibra ou 100% de algodão, pois as fibras dos tecidos não agridem a pintura. Nada de usar também aquela esponja de espuma, pois ela mantém a sujeira na superfície, danificando a pintura da lataria. Nesse caso, vale também um pequeno investimento para adquirir luvas de lavagem, pois são duráveis e eficientes.
Finalizando, utiliza 02 baldes de água para evitar o desperdício de ficar lavando o pano e a luva de lavagem.a todo instante. Mangueira e água à disposição, vamos começar o processo.

Primeiramente, jogue água com pressão sobre o carro para retirar a sujeira mais grossa e também para ajudar a soltar as partículas que estiverem secas. Mas, cuidado para não danificar algum detalhe do carro, como por exemplo, se você tiver algum adesivo estilo "Sticker Bomb". Como em outro post, esse adesivo pode sair com água com pressão.


Depois disso, normalmente as pessoas começam a lavar o carro do teto para as rodas. Esse procedimento também esta correto, mas uma dica: Lave as rodas primeiro, pois elas são a parte mais suja do carro, onde acumulam, principalmente, a poeira preta das lonas dos discos do freio. Se ficarem por último, deve-se tomar muito mais cuidado para não respingar a sujeira delas novamente na lataria. Outra observação é prestar atenção se as rodas não estão com alta temperatura também, pois em contato com a água fria, podem empenar.


Após as rodas, divida o teto em quatro partes imaginarias, lave as partes, sempre enxaguando rapidamente, evitando de secar o sabão e ficar manchas na pintura. Desça para os vidros, capô, porta/tampa traseira. As laterais merecem algum destaque: lave a parte de cima (acima do borrachão) primeiro. Após isso, lave as partes inferiores, lembrando de lavar bem as luvas de lavagem para não acumular muita sujeira e estragar a pintura.

Se por acaso houver alguma sujeira um pouco mais difícil de sair como piche por exemplo, pode-se utilizar o bom e velho DW-40 para soltá-la, mas lave logo em seguida.


Uma observação muito importante na hora de lavar: nunca esfregue as luvas de lavagem com pressão, pois a sujeira não deve sair com pressão, mas sim, com a ação do sabão ou xampu. A limpeza do carro é química, e não física, o xampu ou o sabão quem deve agir, não a pressão exercida sobre a lataria.

Sempre observe o nível de partículas (sujeira) suspensas no balde, e troque a água assim que necessário. Se lavar todo o veículo com a mesma água do balde desde o início, estará colocando sujeira novamente e correndo o risco de riscar a pintura.


Após a lavagem vem a secagem. Apesar de também parecer simples, existem algumas dicas que ajudam a deixar o seu carro com um aspecto melhor. Evite deixar a água secar, mesmo depois de retirado todo o sabão, pois em carros escuros, os pingos d'água que secam, ficam aquelas marquinhas (bolinhas) esbranquiçadas então, seja rápido no enxague e na secagem do veículo.


Não utilize também toalhas sintéticas ou algo parecido, prefira camurça sintética, micro fibra, tecido de algodão puro ou toalhas ultra-absorventes de silicone para não agredir a pintura. Pode se utilizar duas maneiras de secagem: por arraste, como o próprio nome sugere, arrastar o pano sobre a lataria, ou por compressão, bastando colocar o pano sobre a área e pressionar para absorver a água. O último é mais recomendado para não arrastar restos de poeiras que podem causar riscos.


Pronto, depois de todo esse procedimento, seu carro esta limpo. Muitos podem achar que é muita frescura para uma simples lavagem mas, depois de várias lavagens mal-feitas, você começa a notar os riscos, as manchas e tudo o mais e descobre que poderia ter perdido mais 20 ou 30 minutos nas frescuras e seu carro estaria muito mais cuidado.


Se tiverem sugestões ou experiências, comentem.

Espero ter ajudado...

Até mais!
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23 fevereiro, 2013

Votação Tuning

Bom galera.

Esta a direita, uma pesquisa sobre os " Mais Tunados do Brasil".

Votem e colaborem para que possamos montar um blog com cada vez mais qualidade.

Ao final da votação, na data de encerramento, colocarei um post especial com o carro vencedor.

Dêem suas opiniões.

Até mais!!!
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22 fevereiro, 2013

Qual o melhor motor para preparação?

Boa noite galera.

Vamos falar de um assunto muito polemico hoje: preparação de motores.



Existe uma grande discussão no Brasil sobre qual o melhor motor, principalmente quando colocamos dois motores no páreo: o famoso "AP" e o ilustre concorrente e não menos famoso o "ZETEC"


Em milhares de fóruns e blogs se encontra a discussão sobre esses dois motores. Os argumentos, sempre os mesmos:

O motor AP é mais robusto, exige menos peças, menor investimento para se obter uma potencia relativamente alta, em comparação à original.


O motor Zetec é um motor mais atual, mais evoluído, com maior potencial de aumento de potencia.


Agora, vamos deixar os comentários aqui embaixo colocarem os vários motivos. Vamos tentar manter os ânimos relaxados, sem agressão verbal, mas gostaria que todos colocassem suas opiniões para podermos discutirmos.

Fico aguardando:
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21 fevereiro, 2013

Lançamento Golf GTD

Boa noite galera.

Vamos às noticias do mundo:

Volkwagem revela novo Golf GTD, com motor "DIESEL", e a maior, tem consumo de 23,8 km/l.



Infelizmente, esse lançamento é para a Europa.

O novo modelo deve ser apresentado no Salão de Genebra 2013.

Segundo divulgação da Volkwagem, a versão esportiva contará com motor diesel de 2.0 litros, que rende 184 cavalos a 3.500 rpm e um torque de 38,7 kgfm a partir de 1.750 rpm.


Podendo alcançar quase 230 km/h, ele vai de 0 a 100 em 7,5 segundos. Comparando com a versão anterior, ele possui 14 cavalos e 3 kgfm a mais de torque.


Lançado em 1982, a nova geração traz um visual com detalhes mais dinâmicos e interior diferenciado.




Visualmente, possui varias caracteristicas encontradas no modelo GTI do Salão de Paris 2012. A dianteira conta com para-choque e grade em formato de colmeia, rodas de liga leve aro 17" exclusivas, escapamento duplo, lanternas de LED e difusor.


No interior, mais um pouco do GTI. Volante multifuncional com base achatada, bancos esportivos e com costuras diferenciadas, pedais revestidos em aço inox, alavanca de cambio com revestimento exclusivo e novo quadro de instrumentos.


É, os Europeus gostam de velocidade e agressividade, mas com boa pitada de conforto.

Vamos aguardar pra ver o que vem para o Brasil.

Até mais.
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20 fevereiro, 2013

Andando de carro com animais

Boa noite Galera.

Hoje encontrei na net um assunto muito comentado, principalmente por quem ama animais.

Todo mundo levou, carregou, viu ou ao menos teve vontade de levar seu animal de estimação no carro.



Acontece que o assunto não é bem simples assim.

No CTB - Código de Transito Brasileiro - o motorista não pode levar animais no colo nem à sua direita. Diz também que o motorista não pode transportar animais na parte externa do veiculo sem autorização.



Bom, uns dizem que, em nenhum momento a lei cita que o animal deva ser levado em caixas ou em cintos especiais de segurança, apenas sugere. Isso gera uma grande polêmica, afinal, sugestão de lei não acarreta punição (multa).

Mas, convenhamos, nada melhor do que andar com segurança, ainda mais nos dias de hoje, onde devemos dirigir, não somente pra nós, mas para os outros também, pois existe muito imprudência nas ruas.

Abaixo, ilustramos alguns modelos para seu bichinho de estimação:









Fora os modelos com cinto de segurança, existe também a alternativa das caixas:





Existem vários modelos e tamanhos no mercado.

A coleira com cinto de segurança pode variar de R$ 30,00 até R$ 100,00, dependendo do modelo e tamanho. Já a caixa tem uma variação de R$ 40,00 podendo chegar até a R$ 500,00.

Mas, se você colocar os valores na ponta do lápis, e considerar que um cinto ou uma caixa é um bem durável, que poderá ser utilizado em varias ocasiões, aí a coisa muda de lado.

Se por acaso, você for multado com o animal no interior do veículo sem o cinto ou a caixa, resultará em infração media e como penalidade, 04 pontos negativos na CNH e multa de R$ 83,13.

Com relação ao transporte do animal na parte externa, a infração é grave, resultando em infração grave, com 05 pontos negativos e multa de R$ 127,69.

Analisando desse lado, fica um pouco mais em conta investir em segurança do que jogar dinheiro pela janela.

Agora, vamos aprofundar um pouco o assunto.

Segundo uma campanha feita na Inglaterra, Royal Society for Prevention of Accidents (RoSPA), se um cachorro com aproximadamente 25 kg estiver sendo transportado em um carro, à uma velocidade de aproximadamente 50 km/h, e ocorrer uma freada brusca, ele seria arremessado com um peso de aproximadamente 09 homens de 76 kg cada. Isto seria capaz de matar uma pessoa que estivesse à sua frente.

Então, independente do tamanho do seu cachorro, gato ou qualquer outro animal de estimação, vale a pena pensar muito antes de sair com ele solto no automóvel, não somente pelas multas, mas também para o bem estar do seu animalzinho e também para os passageiros do veículo.

Bom, depois disso, acho que não preciso dizer que é muito mais vantajoso a dica da coleira ou caixa.

Espero ter ajudado.

Até mais!!!
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Votação Tuning

Bom galera.

Esta a direita, uma pesquisa sobre os " Mais Tunados do Brasil".

Votem e colaborem para que possamos montar um blog com cada vez mais qualidade.

Ao final da votação, na data de encerramento, colocarei um post especial com o carro vencedor.

Dêem suas opiniões.

Até mais!!!
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Sticker Bomb

Boa noite galera...

Vamos falar de um assunto que anda bombando nas ruas:

"Sticker Bomb"


Em tradução livre, Bombardeio de Adesivos.



Ninguém sabe exatamente como surgiu a nova moda.

Uns dizem que começou no Japão, onde os japoneses adoram figurinhas.

Outros dizem que nasceu na Europa, onde os turistas colavam nos carros as lembranças das viagens feitas.

Há também a hipótese de serem inspiração das guitarras enfeitadas dos roqueiros americanos dos anos 80.

Pode ser aplicado em qualquer parte lisa, o adesivo é composto por uma camada de resina para não desbotar, mesmo assim requer alguns cuidados com produtos abrasivos e principalmente lavadora de alta pressão.




Se por acaso enjoar do desenho, o mesmo pode ser arrancado, desde que a pintura seje original, ou colar outro adesivo por cima, levando a risca a moda Sticker Bomb.



A moda pegou tanto que chegou até nas motos:




Bom, resta começar a bolar os tipos de desenhos que poderemos ajuntar para formar nosso próprio "Sticker Bomb", afinal, ninguem quer encontrar um carro com o mesmo adesivo que o seu.

Até mais!!!
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