03 maio, 2013

Escapamento esportivo

Boa noite galera.

Primeiramente, peço desculpas pelo longo tempo ausente, mas estamos de volta.

Hoje vou comentar um breve assunto: escapamento de carros.


Algum tempo atrás meu irmão comprou um Gol "bolinha", ano 97, e acabou colocando um escapamento "bem barulhento", como diz minha mãe.....mas com um som bastante maneiro....um ronco bem agressivo, marcando bastante presença. Hoje, eu acabei indo trabalhar com o carro dele e, para minha surpresa, ao dar a partida, não escutei o característico som ensurdecedor que fazia ao chegar aos 2.500 ou 3.000rpm. Ele voltou o escapamento original do carro.

Bom, para muitos fanáticos, ou simplesmente adoradores de tuning, isso não se faz....... mas vamos colocar algumas coisas na mesa:

- Pontos positivos: nada mais legal do que aquela presença que o ronco do carro causa ao passar, sem falar na adrenalina que provoca ao acelerar o carango. Dependendo das modificações feitas no motor, a troca do escapamento original por um escapamento tuning possibilita o ganho de alguns cv's e melhor aproveitamento do motor.

Pontos negativos: se você for fazer uma viagem longa, com varias pessoas, ela pode se tornar cansativa pelo fato do barulho constante dentro do carro, atrapalha a conversa e coisa e tal.....isso é esperiência própria, pois já aconteceu comigo. Pode acontecer também que, se não for bem dimensionado, o mesmo escapamento que possibilita o ganho de alguns cv's também pode atrapalhar o ganho do motor.

Agora, tem gente que diz que escapamento esportivo é proibido, que a lei não permite e tudo mais.....bom, pra começo, não existe lei que proíbe o uso de escapamento esportivo e sim, proíbe o uso de escapamento defeituoso, inoperante ou com descarga livre na atmosfera. Se fosse proibido a instalação, seria proibido também a fabricação e comercialização dos mesmos.

Agora, existe um item que necessita e deve ser respeitado: o catalisador.



Ele é responsável pela eliminação dos gases nocivos emitidos pela queima do combustível e é obrigatório o seu uso. E não adianta fazer o que costumava se fazer antigamente, que era soldar um tubo internamente no catalisador, pois agora estão fazendo medições dos gases na saída do escapamento e elas devem estar de acordo com a legislação.

Portanto, se você gosta de um ronco presencial e adora chegar intimando os originaizinhos, fique a vontade, vá para a oficina e saia barulhento. Só tome cuidado para não se empolgar com o barulho e ultrapassar os limites de velocidade, pois, esses são extremamentes proibidos...hehehe!!!

Segue alguns modelos que estão sendo usados:







Até mais galera.

Um comentário:

  1. Existe descargas esportivas com som grave que não perturbe em viagem longas?

    ResponderExcluir