14 maio, 2013

Como funciona a Direção Eletrica?

Boa noite galera.

Hoje vi uma pergunta bem interessante: Qual a diferença da direção elétrica e a direção hidráulica?


Bom, vamos colocar alguns questionamentos:

Qual a diferença entre direção comum, direção hidráulica e direção elétrica?

Bom, pra começar, vamos conhecer a direção comum:
É o modelo mais simples de direção, atua com um pinhão e cremalheira, e por conta disso, é a que envolve maior esforço do motorista, pois não conta com nenhum tipo de ajuda auxiliar para efetuar a manobra. Diz ser também a mais recomendada para motoristas iniciantes, pois ajuda a "sentir" os movimentos do carro tanto em manobras em baixa velocidade como em manobras em alta velocidade.

Vantagem: O menor custo de aquisição e manutenção.
Desvantagem: Exige muito esforço para transferência do movimento para as rodas, principalmente em baixa velocidade.

Já a direção hidráulica conta com uma bomba hidráulica que, normalmente é acionada através de correia ligada ao motor. É um dos sistemas assistidos mais usuais atualmente pois, além de ser o que tem o menor custo de manutenção, quando ocorre algum problema, não é necessária a troca do conjunto completo, apenas as partes afetadas.

Vantagem: O melhor custo beneficio pois conta com baixo valor de manutenção e facilidade de encontrar uma manutenção especializada.
Desvantagem: Esse sistema acaba roubando cerca de 3 ou 4 cavalos de força do motor e consequente um aumento de consumo de combustível.

Agora, a direção elétrica conta com um sistema bem diferente dos outros porque elimina o uso de muitos componentes que extraem potencia do motor. A direção elétrica funciona através de sensores que detectam o movimento efetuado pelo volante e transferem os sinais para um modulo eletrônico que aciona um motor elétrico auxiliando no movimento do motorista.

Vantagem: Em contrapartida à direção hidráulica, esse sistema reduz o consumo de combustível, pois além de eliminar vários itens como bomba de óleo, mangueiras, reservatório de óleo e demais itens, também apresenta melhor eficiência na utilização do espaço do compartimento utilizado e menor trabalho na montagem manual dos itens.
Desvantagem: Apresenta o maior custo e a maior dificuldade para encontrar mão-de-obra qualificada para a manutenção, caso ocorra a quebra.

Em ambos os casos, na direção hidráulica ou elétrica, caso ocorra alguma pane, não existe a possibilidade de o motorista ficar sem controle das rodas pois existe um sistema secundário que funciona através do principio da direção comum, com pinhão e cremalheira, acarretando apenas um aumento de esforço no volante.

Bom, segundo especialistas provavelmente a direção hidráulica ainda continuará sendo a mais usual devido ao seu custo, então, vamos nos adaptar e tomar todas as precauções para uma direção segura.

Até mais galera!!!

Um comentário: