26 fevereiro, 2013

Como lavar corretamente seu carro.

Boa tarde Galera.

Estive observando que existem muitas duvidas em relação à limpeza correta de um carro, especialmente quando se trata de uma limpeza por conta própria.

Colocarei algumas dicas pessoais e também extraídas do grande mundo virtual.


Primeiramente, vamos conferir a temperatura do seu carro. Nunca, e nunca mesmo devemos lavar o carro em lugar ao sol ou com a lataria com temperatura alta pois, por mais rápido que você efetua a lavagem e enxague, sempre vai sobrar um restinho de sabão na carroceria e, esse restinho vai secar e aparecer uma mancha na pintura. Procure lavar seu carro sempre a sombra, logo no começo do dia ou no fim de tarde, que é o momento de menor temperatura.


Agora que seu carro esta na sombra, vamos preparar os ingredientes. Pegue a caixa de Sabão em Pó e coloque bem, mas bem longe mesmo do seu carro. Porque? Bom, imagine aquelas pequenas pedrinhas do sabão esfregando sua lataria. Não preciso repetir.


Procure por sabão automotivo ou xampu apropriado. Não descarte a hipótese de gastar uma graninha para adquirir esses produtos em algumas centrais automotivas pois eles são desenvolvidos especialmente para essa função. Lembrando que não é necessário procurar o melhor produto, apenas um produto que seja adequado para tal função. Se for o caso, pegue um pouco do produto utilizado nos postos de gasolina mesmo que é melhor que o sabão em pó.

Evite também qualquer tipo de pano ou camisa velha para a limpeza, procure uma flanela, toalha de micro fibra ou 100% de algodão, pois as fibras dos tecidos não agridem a pintura. Nada de usar também aquela esponja de espuma, pois ela mantém a sujeira na superfície, danificando a pintura da lataria. Nesse caso, vale também um pequeno investimento para adquirir luvas de lavagem, pois são duráveis e eficientes.
Finalizando, utiliza 02 baldes de água para evitar o desperdício de ficar lavando o pano e a luva de lavagem.a todo instante. Mangueira e água à disposição, vamos começar o processo.

Primeiramente, jogue água com pressão sobre o carro para retirar a sujeira mais grossa e também para ajudar a soltar as partículas que estiverem secas. Mas, cuidado para não danificar algum detalhe do carro, como por exemplo, se você tiver algum adesivo estilo "Sticker Bomb". Como em outro post, esse adesivo pode sair com água com pressão.


Depois disso, normalmente as pessoas começam a lavar o carro do teto para as rodas. Esse procedimento também esta correto, mas uma dica: Lave as rodas primeiro, pois elas são a parte mais suja do carro, onde acumulam, principalmente, a poeira preta das lonas dos discos do freio. Se ficarem por último, deve-se tomar muito mais cuidado para não respingar a sujeira delas novamente na lataria. Outra observação é prestar atenção se as rodas não estão com alta temperatura também, pois em contato com a água fria, podem empenar.


Após as rodas, divida o teto em quatro partes imaginarias, lave as partes, sempre enxaguando rapidamente, evitando de secar o sabão e ficar manchas na pintura. Desça para os vidros, capô, porta/tampa traseira. As laterais merecem algum destaque: lave a parte de cima (acima do borrachão) primeiro. Após isso, lave as partes inferiores, lembrando de lavar bem as luvas de lavagem para não acumular muita sujeira e estragar a pintura.

Se por acaso houver alguma sujeira um pouco mais difícil de sair como piche por exemplo, pode-se utilizar o bom e velho DW-40 para soltá-la, mas lave logo em seguida.


Uma observação muito importante na hora de lavar: nunca esfregue as luvas de lavagem com pressão, pois a sujeira não deve sair com pressão, mas sim, com a ação do sabão ou xampu. A limpeza do carro é química, e não física, o xampu ou o sabão quem deve agir, não a pressão exercida sobre a lataria.

Sempre observe o nível de partículas (sujeira) suspensas no balde, e troque a água assim que necessário. Se lavar todo o veículo com a mesma água do balde desde o início, estará colocando sujeira novamente e correndo o risco de riscar a pintura.


Após a lavagem vem a secagem. Apesar de também parecer simples, existem algumas dicas que ajudam a deixar o seu carro com um aspecto melhor. Evite deixar a água secar, mesmo depois de retirado todo o sabão, pois em carros escuros, os pingos d'água que secam, ficam aquelas marquinhas (bolinhas) esbranquiçadas então, seja rápido no enxague e na secagem do veículo.


Não utilize também toalhas sintéticas ou algo parecido, prefira camurça sintética, micro fibra, tecido de algodão puro ou toalhas ultra-absorventes de silicone para não agredir a pintura. Pode se utilizar duas maneiras de secagem: por arraste, como o próprio nome sugere, arrastar o pano sobre a lataria, ou por compressão, bastando colocar o pano sobre a área e pressionar para absorver a água. O último é mais recomendado para não arrastar restos de poeiras que podem causar riscos.


Pronto, depois de todo esse procedimento, seu carro esta limpo. Muitos podem achar que é muita frescura para uma simples lavagem mas, depois de várias lavagens mal-feitas, você começa a notar os riscos, as manchas e tudo o mais e descobre que poderia ter perdido mais 20 ou 30 minutos nas frescuras e seu carro estaria muito mais cuidado.


Se tiverem sugestões ou experiências, comentem.

Espero ter ajudado...

Até mais!

7 comentários:

  1. Parabéns pelo post, essa toalha de camurça sintética é muito show, absorve muita água sem pingar.
    Eu comprei a minha por um bom preço no lojae25.lojaintegrada.com.br.

    Abraços.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigado Daniel....

      A toalha realmente é boa mesmo....e na no site que vc indicou realmente esta com um ótimo preço. Galera, pra vcs, segue o link:
      http://lojae25.lojaintegrada.com.br/produto/toalha-magica-grande-fixxar-original-66x43cm.html

      Daniel, não deixe de comentar, opinar e porque não, deixe suas dúvidas ou sugestões. Estamos sempre disponíveis.

      Até mais!

      Excluir
  2. Muito bom.

    Meus parabéns!

    ResponderExcluir
  3. Gostei, parabéns!

    Vou seguir as dicas!

    ResponderExcluir
  4. Meu Deus, Se começar a lavar no domingo de manhã, só vou terminar de noite bm dvagar hasuashu, mas muito legal o post e interessante.
    Parabéns.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hehehehehe....é cuidar do carango da trabalho também....Abraços!

      Excluir