27 fevereiro, 2013

Cera no carro: como devo fazer?

Boa tarde galera.

Quem é apaixonado por carros sempre fica pensando em como deixar seu carango cada vez mais bonito pra chamar atenção, sempre manter o brilho, limpo e lustrado.


Uma questão muito importante é a lavagem do carango, pois é um dos principais motivos para manter seu carro com aparência de novo e sem riscos.

Existe já um post sobre "Como lavar seu carro", conforme link abaixo:

http://andandoforte.blogspot.com.br/2013/02/como-lavar-corretamente-seu-carro.html

Mas, como sempre, não adianta lavar o carango, gastar 3 horas limpando, procurando caquinhas, alizando e esfregando o carro se, depois de 02 dias parece que o seu carro nunca foi lavado. É necessário, sempre que lavar o carro, o uso de um protetor sobre a pintura.

Passar uma camada de cera ajuda a manter uma superfície protegida, com bastante brilho, facilita as limpezas posteriores pois a sujeira não adere com tanta facilidade e ajuda também a repelir a água entre outros benefícios.


Mas, como devo proceder, qual cera devo utilizar, e muitas outras dúvidas.

Bom, existem vários tipos de ceras e vou falar das características de algumas delas nos próximos posts.

Primeiro vamos deixar claro: nenhuma cera tem o poder de remover riscos ou swirls, elas apenas maquiam os pequenos riscos e, após algumas lavagens, o excesso de cera sai e os riscos voltam a aparecer. A parte boa, como já foi dito, é a beleza, proteção e facilidade nas próximas limpezas.


Depois, existe a questão durabilidade, no qual surgem várias opiniões: uns dizem que tem que encerar a cada 15 dias, outros que se aplicada uma boa cera, com ótima qualidade, pode durar até 03 meses.

Nessa questão, deve se considerar as intempéries tipo: onde o carro fica durante o dia, onde ele fica durante a noite, toma muita chuva, quantas vezes ele é lavado e coisa e tal.


Bom, para saber como proceder para encerar seu carro, vem detalhado nas embalagens, mas vamos abordar aqui algumas dicas e principais meios para ninguém fazer nenhuma caquinha:

Primeiramente, e do mesmo modo de como foi feito para lavar o carango, nada de fazer o serviço no sol, muito menos com a temperatura da lataria quente. Outro ponto importante é a limpeza: o carro deve estar muito, mas muito limpo mesmo e seco, de preferência, deve-se encerar o carro logo após lavar e secar.


Para passar a cera na lataria, deve-se usar uma flanela, estopa macia ou algodão e tomar cuidado para não passar pouco ou muita cera, tente buscar uma quantidade boa, mas isso você vai pegar o jeito com um pouco de treino.


Usando movimentos circulares, aplique a cera uniformemente sobre a lataria. Aqui, muitos aconselham também a separar o carro em partes e terminar totalmente a parte começada antes de começar outra parte.


Após aplicada a cera, deve-se esperar o tempo que vem indicado na embalagem para a secagem (não deve ser excessivo, a cera deve ficar com tom esbranquiçado e opaco), após isso, usar um pano seco macio, uma flanela ou algodão seco e com movimentos circulares, vá lustrando a área até dar brilho.


Tome muito cuidado para não passar cera nas borrachas pois ficam com tom esbranquiçado e ressecam a borracha. Nos vidros também não é aconselhável passar para não embaçar.É aconselhável passar várias camadas bem finas de cera, ao invés de passar uma camada grossa.

Bom, no final disso, fica a recompensa de todo o esforço e cuidado.


Futuramente vamos abordar os vários tipos de cera que existem no mercado.

Até mais!!!

11 comentários:

  1. ola lucas garcia tudo bem ??
    coloca ai umas dicas para limpar as mancha d`agua nos vidros............ abraçosss e posta umas fotos de carros nacionais.....

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Opa...tudo beleza...

      Vou colocar sim.....manda as fotos do seu carro no meu e-mail....vou fazer um post com ele!!!

      Excluir
  2. oi lucas muito bom seu blog tudo certinho
    blz

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ola....muito obrigado.
      Estamos tentando fazer o melhor....hehehehehe..
      Fique a vontade para opinar, discutir, sugerir...

      Excluir
  3. Ola tenho um carro preto com apenas 2 anos de uso. Esta todo manchado na pintura e vidros por causa de chuva. São aquelas manchas de gotas d'água que secam quando o carro passa por uma chuva e depois fica no sol. Levei na consecionaria e me pediram R$500,00 para limpar. Por favor você tem alguma dica mais barato para mim?
    Sou Fábio Luis

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caro Fabio, creio que com uma simples lavagem e um polimento já é o suficiente para tirar essas manchas. Abraços!!!

      Excluir
  4. Ola Lucas, otimo post, porem ainda tenho uma duvida,depois que eu terminar todo o processo com a cera, tem algum problema em deixar o carro no sol? eu nao possuo garagem, entao meu carro fica exposto o tempo todo. mas nao sei se o a vida util da cera que vai ser menor ou se posso ter problemas com isso.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ola Claus. Depois de o carro encerado, não tem problema deixar o carro no sol ou chuva, pois a cera já é pra ajudar a proteger um pouco também. O que acontecerá é que a durabilidade da impermeabilização da cera será mais curta. Um problema grave ao se deixar o carro no tempo é que, com o sol, a chuva e principalmente o sereno agride a pintura, deixando ela mais opaca e com o tempo tirando o brilho do verniz. Uma solução seria de tempos em tempos fazer uma cristalização na pintura, pois o produto ajuda a conservar o verniz. Outra solução seria comprar essas capas de proteção para cobrir seu carro toda noite. Um conselho: sempre que seu carro ficar no relento e logo cedo você perceber que serenou sobre o teto e capo, jogue um pouco de agua para retirar o sereno, pois se você deixar, prejudica mais ainda a pintura.

      Excluir
  5. Boa noite Lucas, posso deixar a carro com a cera aplicada de dia para o outro, quando lavo o carro a noite?

    ResponderExcluir
  6. Lavei e encerrei o meu carro. Ficou ótimo, mas a noite choveu e o capô ficou com aquelas marcas de gota d'água. Mesmo levando não saiu. Será que devo polir novamente ou eu danifiquem mesmo a pintura?

    ResponderExcluir
  7. encera o carro com pano umido e verdade que da certo

    ResponderExcluir