17 fevereiro, 2013

Carros Turbo

Preparando-se para partir:

Eis que surge nessa nova era tecnológica, além dos motores mais potentes e com maior rendimento, menos atrito, menos peso e coisa e tals, um item que todo jovem imagina usar: o famoso Turbocompressor.



No inicio, parece fácil: É só levar o carro na oficina e pedir pro mecânico instalar a turbina.

Ledo engano, grave erro para os marinheiros de primeira viagem, ou pilotos de primeira corrida.

Após a instalação desse item, o seu carro esta com uma bomba a bordo, e o piloto com o dedo no gatilho.

Quando esse tipo de alteração é feita em um motor original, se não for feito o correto dimensionamento do mesmo, o motor passa a trabalhar com uma sobrecarga, podendo diminuir consideravelmente a vida útil do mesmo.

Deve se considerar também qual o motor será equipado com o "Turbo". Vale ressaltar que em carros de rua, a possibilidade de ganho de potência pode alcançar numeros impressionantes ( 50% a 300%).


Vale ressaltar que, para alcançar valores superiores a 50% em carros turbos adaptados  podem ser necessárias algumas alterações estruturais em algumas partes do motor e até do chassi do veiculo.

Um item comum são as barras de torção ou anti-torção, que ajudam a estabilizar o carro e evitam danos na carroceria e suspensão do mesmo.




Objetivo das barras: ajudar a absorção dos impactos evitando trincas na carroceria ou tunel do carro, equalizar as cargas nas torres, e melhorar a tração do carro, pois evita torções na carroceria na retomada ou aceleradas bruscas, mais frequentes em carros turbos.

Duvidas e sugestões, comentem.

Até mais....

6 comentários:

  1. boa tarde, poço turbinar um siena fire 1.0 ,obrigado Ricardo - mg

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia Ricardo. Pode sim....todo carro pode ser turbinado, desde que você siga algumas regras. O mais indicado é você levar em alguma oficina especializada, mas ja adiantando, é muito normal hoje em dia turbinar carros 1.0 pois, além de se ganhar uma força muito grande, dependendo do modo que você adaptar o turbo, ele ainda fica um carro econômico. Abraços.

      Excluir
  2. Qual a relação do turbo X Lei, até onde eu posso modificar o carro sem ter o carro apreendido pela policia? Obrigado desde de já

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. João.....não existe limite para alterações no motor...você pode deixar ele com 1.000 vc, mas tem que ter autorização dos órgãos competentes (Detran e etc) para poder rodar com ele nas ruas....normalmente isso fica mais fácil quando você coloca o carango somente para disputas de arrancadas, mas aí já não pode andar as ruas. Abraços.

      Excluir
  3. Comprando? Vendendo? Visite nosso portal www.autoshoppingbr.com.br e faça ótimos negócios !!!
    Volkswagen Ford Chevrolet Fiat

    www.autoshoppingbr.com.br

    ResponderExcluir
  4. E bem isso, não é só soco turbo tem que vê por inteiro, freio,suspensão,pneus daí da pra te segurança no projeto.

    ResponderExcluir